Padroeiro Iª secção

O escutismo todas as Secções têm o seu patrono, ou seja um Santo protector que seja, pela sua vida, um exemplo a seguir.
Nos lobitos foi escolhido S. Francisco de Assis.
Nasceu em 1181 em Assis, uma cidade de Itália, filho de pais ricos, cedo começou a habituar-se a uma vida fácil e cómoda onde nada faltava, apesar dos esforços dos pais que queriam que ele se interessasse pelos seus negócios e assim tornar-se um comerciante como eles.
Cresceu e, como era bondoso e alegre, rodeou-se de outros jovens, que o convidavam sempre para festas e parodias, até que adoeceu.
Quando melhorou estava transformado pela vontade de Cristo.
Um dia, entrou numa Igreja, nos arredores da cidade, que se encontrava praticamente em ruínas. E nesse momento, foi como se ouvisse uma voz no seu pensamento dizer-lhe: “Francisco, reconstrói a minha Igreja”.
E ele assim fez, gastou tudo o que tinha recebido de seu pai, na reconstrução da Igreja.
O pai ao saber, ficou bastante zangado e disse-lhe: “De mim, nunca mais receberás um centavo”.
Assim Francisco perante a decisão do Pai, sente-se mais que nunca irmão dos pobres,
pois passa também a ser um deles.
A vida de pobre e pedinte, dependente das esmolas que de terra em terra vai recolhendo, passando a ser conhecido como o pobrezinho de Assis.
Outros jovens sentem-se atraídos por esse modo de vida e decidem juntar-se a ele. Nasce assim, a ordem religiosa dos Franciscanos.
Francisco de Assis, faleceu a 4 de Outubro de 1226 com 44 anos de idade.
Em toda a sua vida ficou sempre assinalando o seu grande amor e respeito por todos os seres vivos e plantas, a quem tratava sempre por irmãos.

Links dos Lobitos

Leis e máximas

Oração do Lobito